Editorial Por Evelyn Leite

Caros internautas, alunos e professores, encontra-se na rede o início de um projeto que tem por finalidade expor e valorizar meus alunos. Não de uma maneira qualquer, mas da forma mais brilhante possível. O Galera em Foco será o portador das ideias, dos pensamentos, das artes, da sua criatividade, do que os meus alunos aprenderam na sala de aula. Chega de escrever somente para o caderno da escola, vamos escrever para todos lerem; a voz dos meus escritores estará expressa e publicada neste veículo e será escutada pelos olhos atentos de todos.

O Blog Galera em Foco é uma iniciativa de valorização da criatividade do aluno em sala de aula, fonte de incentivo para produção de textos. É uma forma de função para as aulas de produção textual (redação). Você, aluno, a partir de agora, poderá colocar em exposição o que aprendeu e/ou produziu nas aulas de Português ao que diz respeito às redações. Pois o Blog hoje é um veículo de comunicação de grande influência no mundo.
As produções que alimentarão as páginas do Galera em Foco daqui pra frente serão produzidas na sala de aula, pelos meus alunos, a partir de propostas lançadas por mim e propostas voluntárias dos próprios alunos. As produções aqui postadas, passarão por seleção, ajustes, sorteio e publicação. Todas as publicações serão autorizadas pelos alunos previamente.

Um grande Abraço, Evelyn Leite

Organizador

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Carta aberta ao Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral; por Haryssa Guimarães (estudante do 9º ano Ensino Fundamental)



O transporte Público é essencial para todos os cidadãos


O transporte público está um verdadeiro caos. Muitas pessoas estão se prejudicando com isso, mas, os principais atingidos são os estudantes e trabalhadores.
            Em primeiro lugar, não há paradas adequadas para os passageiros. Os mesmos ficam expostos ao sol intenso nos dias de verão e às chuvas nos dias de inverno. Em segundo lugar, os ônibus demoram muito para passar nas paradas. As tabelas com os horários, que estão disponíveis à população, não são respeitados pelos motoristas. Então, os passageiros ficam durante vários minutos, esperando o transporte, e acabam chegando atrasados em seus compromissos.
            Todos os dias, muitos alunos que moram no bairro da COHAB e estudam no Centro desta cidade, por exemplo, precisam embarcar nos transportes públicos pelo menos uma hora antes de começar a aula. Pois, se deixarem para ir mais tarde, acabam se atrasando, ressaltando também, o excesso de lotação nos horários de “pico” – mas isso é uma nova discursão.
Em suma, a Vossa Senhoria; Prefeito Lula Cabral, precisa atentar-se para os transportes coletivos, para que os cidadãos da Cidade do Cabo de Santo Agostinho fiquem mais confortáveis, despreocupados e satisfeitos.  


9 comentários:

  1. Concordo plenamente! O transporte público de nossa cidade está, sem dúvidas, precisando de uma melhoria.

    ResponderExcluir
  2. Realmente,depois dessa explosão do desenvolvimento economico de PE e principalmente de nossa cidade,aonde ex-prefeitos não souberam planejar nossa cidade,hoje estar um caos a situação do transporte em nossa cidade,mais temos que ser realista,aonde melhorou muito,com a vinda do Terminal Integrado para nossa cidade,mais acho que nossa cidade precisa ainda de uma rodoviaria e alem de outras empresas de onibus circulando em nossos bairros,pois o cidadão alem de pagar caro a passagem,não merece esperar 20,30,01 hora... pelo onibus.
    Parabens querida Haryssa Guimarães.Rogério Lino.

    ResponderExcluir
  3. É bom saber que nossos jovens não desejam serem apenas coadjuvantes da realidade ao seu redor. É bom quem eles se levantem e gritem por direitos adquiridos a duras penas por outros jovens, em outros tempos. É bom que a bandeira levantada seja de honra e luta, de amor e dignidade, lealdade e fraternidade, porque é só do que o homem precisa para ser chamado de HUMANO...

    ResponderExcluir
  4. Aproveito para parabenizar a Profª. Evelyn pela iniciativa de tornar na escola o que realmente é a escrita: uma prática social. À Haryssa, parabenizo-a pelo teor crítico e pela capacidade de concentrar informações em um gênero tão importante nas relações sociais. É isso mesmo, temos que fazer uso da linguagem para protestar, e dessa forma todos desempenham o nosso dever: ser cidadão. Parabéns a todos que participam deste excelente projeto.

    ResponderExcluir
  5. Essa Galerinha estão certas, os transportes públicos no cabo estão um caos,as paradas mal distribuidas, o transito desorganizado, e passagem cara para transportes que não tem nenhuma acessibilidade para deficientes, ônibus que quebram facilmente, as ruas e estrada estão esburacadas e mal feitas,etc. são muitas coisa que apenas os usuários sabem e situação que apenas nós passamos pra saber o quanto o cabo esta um caos. são pessoas como a haryssa e os demais jovens que devem cada vez mais mostrar ao nosso prefeito e vereadores o poder que o povo cabense tem ! MOVIMENTO APOIADO ! eles não sabem o que passamos porque cada um tem seus carros . mas duvido que ele trocaria de papel com um usuário de transporte publico durante uma semana!

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente isso aconteçe e so prejudica os moradores de dois dos maiores bairros do cabo o bairro são Francisco e Cohab...
    precisa de uma medida urgente...

    ResponderExcluir
  7. eu tambem concordo com vcs o transporte coleto hoje em dia esta um absuardo bjs galerinha bjs pro° evelyn



    por sua aluna:mayara luanna 6°ano "c" educandario JP

    ResponderExcluir