Editorial Por Evelyn Leite

Caros internautas, alunos e professores, encontra-se na rede o início de um projeto que tem por finalidade expor e valorizar meus alunos. Não de uma maneira qualquer, mas da forma mais brilhante possível. O Galera em Foco será o portador das ideias, dos pensamentos, das artes, da sua criatividade, do que os meus alunos aprenderam na sala de aula. Chega de escrever somente para o caderno da escola, vamos escrever para todos lerem; a voz dos meus escritores estará expressa e publicada neste veículo e será escutada pelos olhos atentos de todos.

O Blog Galera em Foco é uma iniciativa de valorização da criatividade do aluno em sala de aula, fonte de incentivo para produção de textos. É uma forma de função para as aulas de produção textual (redação). Você, aluno, a partir de agora, poderá colocar em exposição o que aprendeu e/ou produziu nas aulas de Português ao que diz respeito às redações. Pois o Blog hoje é um veículo de comunicação de grande influência no mundo.
As produções que alimentarão as páginas do Galera em Foco daqui pra frente serão produzidas na sala de aula, pelos meus alunos, a partir de propostas lançadas por mim e propostas voluntárias dos próprios alunos. As produções aqui postadas, passarão por seleção, ajustes, sorteio e publicação. Todas as publicações serão autorizadas pelos alunos previamente.

Um grande Abraço, Evelyn Leite

Organizador

domingo, 21 de outubro de 2012

Excelente, eficiente professor. Entrevista com Profº Fábio Porto, por Vinícius Martins, 7º ano B - E.J.P.




"Fábio conta sua vida no trabalho".

Fábio Porto ensina muito bem, aplica suas aulas em várias salas. Essa entrevista irá falar um pouco sobre sua vida profissional e pessoal. Suas aulas são muito boas, pois ele gosta muito de debater e escrever, também gosta de suas correções, pois revisamos o que aprendemos e aprendemos o que não vimos.

Para você o que é ser professor?
Ser professor, eu acho, é ajudar um pouco a sociedade com o meu conhecimento, ajudar na educação, por exemplo.
Porque você escolheu ser professor de ciências e não de outra matéria?
Porque eu sempre gostei da matéria ciências, então, biologia sempre foi o meu forte.
Você já pensou em mudar de profissão? Por quê?
Já, quando os alunos me desgastam, quando eu não vejo interesse de todos, daí eu penso em mudar, mas não sair do ramo da educação.
Você ficou satisfeito por ter escolhido essa profissão?
Às vezes sim, e às vezes não, depende muito do rendimento.
Você acha que os alunos voltam mais alterados nas aulas depois do intervalo? Por quê?
Sim, com relação ao sistema nervoso, adrenalina, os alunos começam a liberar muitas substâncias (adrenérgicas) e não conseguem diminuir essas substâncias.
Já teve problema de Bullying na sala de aula?
Comigo ainda não, eu não tive um problema de bullying. Assim na aula de ciências, mas eu já percebi que na escola em geral já aconteceu e nós tentamos e conseguimos conter esse problema.
Há quanto tempo você trabalha no Educandário Jardim Piedade?
Em 2007, eu me formei, desde 2008. Então faz uns 4 a 5 anos.
Quais são os pontos negativos e positivos desse trabalho?
Os pontos positivos: quando eu vejo um aluno meu formado, encontro na rua aquele aluno que eu ajudei que eu incentivei bastante, e ele está estudando, trabalhando muito bem. Os pontos negativos: é quando eu encontro aquele aluno que nunca fez nada, e tentamos ajudar e ele, não faz nada, você pergunta a ele: faz o que? E ele responde: Nada da vida.
Alguma vez você levou para casa assuntos de conflitos na sala de aula?
Já levei, mas não posso dizer qual foi, comentários só com familiares infelizmente não posso dizer.
Como você vê a matéria Ciências futuramente?
Uma matéria ampla, em que a ciência sempre muda, sempre está se adequando se ele não estiver se reestruturando, ele vai está atrasado. Exemplo de mudança que ocorre com os planetas na minha época de estudo, Plutão era um planeta e hoje foi rebaixado.

9 comentários: