Editorial Por Evelyn Leite

Caros internautas, alunos e professores, encontra-se na rede o início de um projeto que tem por finalidade expor e valorizar meus alunos. Não de uma maneira qualquer, mas da forma mais brilhante possível. O Galera em Foco será o portador das ideias, dos pensamentos, das artes, da sua criatividade, do que os meus alunos aprenderam na sala de aula. Chega de escrever somente para o caderno da escola, vamos escrever para todos lerem; a voz dos meus escritores estará expressa e publicada neste veículo e será escutada pelos olhos atentos de todos.

O Blog Galera em Foco é uma iniciativa de valorização da criatividade do aluno em sala de aula, fonte de incentivo para produção de textos. É uma forma de função para as aulas de produção textual (redação). Você, aluno, a partir de agora, poderá colocar em exposição o que aprendeu e/ou produziu nas aulas de Português ao que diz respeito às redações. Pois o Blog hoje é um veículo de comunicação de grande influência no mundo.
As produções que alimentarão as páginas do Galera em Foco daqui pra frente serão produzidas na sala de aula, pelos meus alunos, a partir de propostas lançadas por mim e propostas voluntárias dos próprios alunos. As produções aqui postadas, passarão por seleção, ajustes, sorteio e publicação. Todas as publicações serão autorizadas pelos alunos previamente.

Um grande Abraço, Evelyn Leite

Organizador

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Resenha do Livro o Diário de Anne Frank, por Rúbia Queiroz. 8º ano B - Educ. Jardim Piedade


O diário de Anne Frank: Uma adolescente na Segunda Guerra Mundial.

O diário de Anne Frank é um livro que retrata a historia da adolescente Anne Frank que com sua família e mais quatro pessoas, foi obrigada a se esconder em um anexo durante 3 anos , por causa das ameaças de Hitler aos judeus que estavam sendo mortos e perseguidos injustamente .
        

  Se for para escolher uma palavra para definir o  livro séria: espetacular . O livro retrata o amadurecimento precoce de Anne durante a Segunda Guerra Mundial em plena fase de descobertas das  coisas da vida e de si mesma .
Como toda adolescente, Anne tem problemas com sua família principalmente  com sua mãe       Anne relata quase sempre essas desavenças como ``Hoje, mamãe e eu  tivemos uma discussão , digamos assim , mas a parte chata foi que eu caí no choro . Não consigo evitar e também sua paixão por Peter por quem ela se apaixonou, mas foram se separando durante a guerra ela não pode vê-lo, e também muito antes da ápice da guerra ter começado , aconteceu com ela o que acontece com muitas outras pessoas  é o caso do amor não correspondido , e ela fala sobre isso no diário ``Peter não estava no mesmo lugar ; tinha se mudado e estava morando com um garoto mais velho , que parece ter dito que eu era só uma criança , porque Peter parou de se encontrar comigo ´´ e diz também ``Eu o amava tanto tanto que não quis  enfrentar a verdade.´´ .
Anne Frank em seu diário relata também constantemente a violência e as perseguições dos oficiais de Hitler aos judeus , ``Á noite , quando esta escuro, costumo ver longas filas de gente boa e inocente com crianças chorando , andando sem parar, controladas por um punhado de homens que as empurram e batem ate elas quase caírem ´´  é impressionante como Anne relata com tamanha exatidão esse acontecimentos terríveis , é realmente impressionante  para sua idade . Quando que Anne passa por uma, período de alto descoberta, quero falar um acontecimento importante para a vida de uma garota, que é a menstruação `` P. S.: quase esqueço, de mencionar a noticia importante de que provavelmente minha regras vão vir logo... ´´ se para uma garota com uma vida normal já é difícil, é estranha como foi para Anne, que com tantas   discussões  , a guerra , a necessidade e cenas terríveis que conviveu , como ela pode ter tamanha maturidade e naturalidade , de enfrentar tais acontecimentos super importantes na vida de uma garota ? uma das respostas é seu diário que ajuda Anne ao passar o tempo e livrar-se de um peso nas costas , `` Espero poder  contar a você , como nunca pude contar a ninguém  , e espero que você , seja uma grande fonte de conforto e ajuda .´´ . Com certeza o Diário de Anne Frank é uma obra-prima.




 Rúbia Queiroz. Educandário Jardim Piedade 8º ano B. Bibliografia: livro O Diário de Anne Frank, edição definitiva por Otto H. Frank e Mirjam Pressler editora Best bolso.

6 comentários: