Editorial Por Evelyn Leite

Caros internautas, alunos e professores, encontra-se na rede o início de um projeto que tem por finalidade expor e valorizar meus alunos. Não de uma maneira qualquer, mas da forma mais brilhante possível. O Galera em Foco será o portador das ideias, dos pensamentos, das artes, da sua criatividade, do que os meus alunos aprenderam na sala de aula. Chega de escrever somente para o caderno da escola, vamos escrever para todos lerem; a voz dos meus escritores estará expressa e publicada neste veículo e será escutada pelos olhos atentos de todos.

O Blog Galera em Foco é uma iniciativa de valorização da criatividade do aluno em sala de aula, fonte de incentivo para produção de textos. É uma forma de função para as aulas de produção textual (redação). Você, aluno, a partir de agora, poderá colocar em exposição o que aprendeu e/ou produziu nas aulas de Português ao que diz respeito às redações. Pois o Blog hoje é um veículo de comunicação de grande influência no mundo.
As produções que alimentarão as páginas do Galera em Foco daqui pra frente serão produzidas na sala de aula, pelos meus alunos, a partir de propostas lançadas por mim e propostas voluntárias dos próprios alunos. As produções aqui postadas, passarão por seleção, ajustes, sorteio e publicação. Todas as publicações serão autorizadas pelos alunos previamente.

Um grande Abraço, Evelyn Leite

Organizador

quarta-feira, 11 de abril de 2012

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Texto Enigmático; por Mayara Luanna, 6º ano C (Educand. Jardim Piedade)

Atividade sobre linguagem verbal e não verbal

Tirinha: A turma da Loló; por Adrielly Dornelas, 7º ano B (Educandário Jardim Piedade)

Clic na imagem para melhor visualização. 

Crônica: COISA DE ADOLESCENTE; por Matheus Arthison, 8º ano C (Colégio Gabarito)



Tudo começou com um bando de girafas que viviam em uma parte da África. Quando um dia o bando resolveu fazer uma viagem, nessa viagem uma girafa filhote se perdeu do grupo em que ela estava. A girafa começou a procurar enlouquecidamente por sua mãe que também procurava enlouquecidamente por ela.
A pequena girafa andou muito até não encontrar mais plantas para comer ou até agua para beber apenas areia, pois já não andava mais em florestas e sim em um deserto. Ela chorava e gritava por sua mãe, mas os gritos eram inúteis, já cansada de tanto gritar, a girafa procurava por comida e água outra coisa inútil.
Depois de tanto procurar, a pequena encontra uma poça de água, depois de tanto beber ela olha o seu reflexo e vê que não é mais uma pequena girafa. Ao olhar para trás vê uma grande montanha, o qual ela decide subir, ao chegar ao topo vê um bando de girafas e pensa “será que esse é meu bando?” ela desce a montanha e para sua felicidade era seu bando.
A mãe girafa muito surpresa com a sua filha ter crescido tanto chorava de alegria com um olhar de quem nunca mais vai abandona-lá.

APRENDENDO MAIS SOBRE A VIDA ANIMAL; por Letícia Kelly, 8º ano C (Colégio Gabarito)


     Quando vemos a cena de marmotas brincando, nós nos lembramos de como a vida é fantástica, o sentido desta imagem é nos mostrar que a vida animal ainda nos esconde muita coisa, nesta imagem das marmotas brincando, nós percebemos que a vida não é só selvagem, como pensamos, ou seja, alguns animais são muito mais parecidos com nós, do que imaginamos, os animais pensam, brincam, se defendem quando se sentem ameaçados, assim como nós.
      O mundo animal é cheio de segredos que um dia iriam ser revelados.
Algumas pessoas podem dizer que são apenas animais pequenos e inofensivos que brincam, mas não só são apenas animais pequenos e inofensivos que brincam, animais grandes e selvagens também podem brincar como: o leão, o tigre e entre outros animais.
Esta cena das marmotas brincando é a prova de que os animais se parecem mais com nós, do que pensamos.

TARTARUGA VERDE NA PRAIA; Por Bruno José 8º ano C (Colégio Gabrito)




                   Várias tartarugas-verde nasceram na praia de Gaibu. Nesse dia, 300 tartarugas-verde nasceram e dessas 300, 299 saíram do ninho, só que uma não conseguiu. Ela tentou mais não conseguiu e ficou cansada de tanto tentar. Nesse instante uma gaivota veio para comê-la, mas não comeu, pois quando a gaivota estava levando a tartaruga para o ninho, apareceu outra gaivota com uma tartaruga na boca e elas se bateram de frente e as duas tartarugas caíram na areia uma conseguiu ir para o mar, mas a outra não, ela ia morrer quando chegou dois humanos e pegou a tartaruga e a levou para casa e colocaram-na no mar, e ela viajou até a praia de Suape encontrando as outras 299 tartarugas, quando ela encontrou um navio carregando petróleo que explode, poluindo o meio ambiente e matando todas as 300 tartarugas-verde

MARMOTAS FELIZES; por Bianca Lins 8º ano C (Colégio Gabarito)


      Pesquisando em livros achei uma linda imagem de marmotas brincando, elas eram muito unidas, querem ser feliz e uma cada dia mais unida com seu bando. Se eles tiverem que lutar é pela vida ou dos seus filhotes, ou seja, elas vivem sem discussões, com sei bando ou com os outros bandos. 
           Para muitas pessoas quando os animais estão brigando, já estão discutindo, então temos que parar um pouco para observar a vida animal, vendo imagens, vídeos, etc. temos que observar o jeito deles de se comunicar de se olhar, entre outras coisas.