Editorial Por Evelyn Leite

Caros internautas, alunos e professores, encontra-se na rede o início de um projeto que tem por finalidade expor e valorizar meus alunos. Não de uma maneira qualquer, mas da forma mais brilhante possível. O Galera em Foco será o portador das ideias, dos pensamentos, das artes, da sua criatividade, do que os meus alunos aprenderam na sala de aula. Chega de escrever somente para o caderno da escola, vamos escrever para todos lerem; a voz dos meus escritores estará expressa e publicada neste veículo e será escutada pelos olhos atentos de todos.

O Blog Galera em Foco é uma iniciativa de valorização da criatividade do aluno em sala de aula, fonte de incentivo para produção de textos. É uma forma de função para as aulas de produção textual (redação). Você, aluno, a partir de agora, poderá colocar em exposição o que aprendeu e/ou produziu nas aulas de Português ao que diz respeito às redações. Pois o Blog hoje é um veículo de comunicação de grande influência no mundo.
As produções que alimentarão as páginas do Galera em Foco daqui pra frente serão produzidas na sala de aula, pelos meus alunos, a partir de propostas lançadas por mim e propostas voluntárias dos próprios alunos. As produções aqui postadas, passarão por seleção, ajustes, sorteio e publicação. Todas as publicações serão autorizadas pelos alunos previamente.

Um grande Abraço, Evelyn Leite

Organizador

terça-feira, 30 de outubro de 2012

Aulão de revisão para o vestibular IFPE

        
Aulão de revisão para o Vestibular IFPE motiva alunos do 8º e 9º ano do Educandário Jardim Piedade. 

         Na quarta-feira (28) de outubro, foi realizado o 1º aulão de revisão para o IFPE, onde movimentou 57 alunos de 9º e 8º ano do Educandário Jardim Piedade. Projeto incentivado pela Professora Evelyn Leite (Português) em parceria com o Professor Júnior Santos (Matemática). "Estimava-se uma média de 20 alunos e obtivemos 57, isso mostra que o interesse dos alunos é grande". - comenta o professor. 

           Neste dia, os alunos presenciaram uma aula temática sobre Halloween onde os professores se permitiram a caracterização para dar aula a rigor. Com muita animação e estima dos alunos e professores, os mesmos tiveram aula de português e matemática, com direito a bizus, dicas, resoluções práticas, questões das três últimas provas do IFPE. Tudo muito proveitoso, para os alunos e para os professores Evelyn Leite e Júnior Santos que se motivaram bastante com os alunos do E.J.P. 
          No dia 24 de novembro haverá o 2º aulão com as matérias de História, Geografia e Ciências e mais uma vez aguardamos o melhor - um show de conhecimento entre alunos e professores. 

domingo, 21 de outubro de 2012

"O professor" Entrevista com Professor Fábio Porto; por Maria Clara, 7º ano B - Educ. Jardim Piedade


A entrevista de um profissional, que coloca o seu dia a ajudar as pessoas com o seu conhecimento. Esforça-se, para garantir que o aluno aprenda e seja alguém na vida. Quando vê um ex-aluno formado tem certeza que fez um bom trabalho.

O entrevistado é uma pessoa muito competente, que leva o dia-a-dia em salas de aula. É uma pessoa Professional no que faz. Estar ajudando as pessoas com o seu conhecimento. Também é um profissional que faz tudo para ajudar o aluno.
Fábio Porto (foto) é uma pessoa que fica muito feliz ao ver um ex-aluno seu formado. Porque daí ele sabe que todo o seu empenho para ajudar valeu a pena.
Escolhi essa pessoa para entrevistar porque é uma das pessoas que admiro muito.

Para você, o que é ser professor?
Contribuir um pouco com a educação, ajudar com o me conhecimento, passar o que eu sei e tentar fazer a diferença na educação.
Qual outra matéria, você gostaria de ensinar, além de ciências? Por quê?
Educação Física. Porque eu gosto de fazer exercício.
Por que você escolheu a profissão de professor?
Foi do nada. Eu estava estudando para trabalhar com análise e clínica. Daí eu gostei de entrar em sala de aula, por isso que estou até hoje.
No Educandário Jardim Piedade tem alguma sala que você não goste de dar aula? Por quê?
Que eu não goste de dar aula, não há nenhuma. Mas tem salas que eu evito brincadeiras, por a turma brincar demais.
Você tem vontade de mudar de profissão? Para qual? Por quê?
Não, não tenho vontade de mudar no momento. Mas seu eu mudar, seria também no ramo da educação. Não deixaria de dar aula. Ainda trabalharia com alguma cosa relacionada com a biologia, e em 1 escola u 2 no máximo.
Há quantos anos você é professor?
Há 5 anos.
Há quantos anos ensina no Educandário Jardim Piedade?
Entrei no Educandário profissionalmente em 2008.
Qual a sua reação ao ver um ex-aluno formado?
Fico feliz. Por que faz parte do meu conhecimento.
Em todos esses anos em sala de aula, você já teve algum problema com Bullying?
Já tive sim, com um aluno, mas conseguimos contornar a situação.
O que você mais gosta no Educandário Jardim Piedade?
Da equipe. A turma é boa de trabalhar, somos unidos.

Uma professora surpreendente. Entrevista com Profª Márcia Barbosa; por Beatriz Ojaime, 7º ano B - E.J.P.

Professora Márcia fala sobre sua profissão e diz que gosta de trabalhar no Educandário Jardim Piedade.

Foi meio difícil marcar uma entrevista com Márcia Barbosa, algo surpreendente, trata-se de uma pessoa que tem a responsabilidade de cuidar de seu filho, de seu marido, de sua casa e ainda sua profissão exige muita atenção e conhecimento. Ela tem uma vida muito corrida. E ainda o fato de ensinar muito bem no Educandário Jardim Piedade, onde ela dá aula em todas as salas. Essa professora não para nunca! Nessa mesma escola foi feita a entrevista. Ela conta muitas coisas de seu trabalho.

Quando começou a se interessar por essa profissão?
Quando eu ficava vendo minha mãe trabalhando, ela era professora e me apaixonei pela profissão.
Há quantos anos você dá aulas de história?
Faz 8 anos.
Como você começou a se interessar pela matéria de História, sendo uma matéria tão difícil e complicada?
Desde quando eu era criança, eu gostava muito de história, gostava de ler e eu acabei ficando presa nessa matéria.
Você gosta de dar aula no Educandário Jardim Piedade?
Gosto, eu gosto muito.
Como você faz para cuidar de seu filho, de seu marido, da sua casa e da sua profissão ao mesmo tempo?
Ah, Meu Deus do céu, é muito difícil, a gente tenta, né? Às vezes é uma coisa, às vezes é outra.
Quando você teve seu filho pensou em parar de dar aulas?
Ah, Por um momento sim, mas depois pensei bem, e continuei a dar aulas.
Você gostaria de ensinar outras matérias sem ser geografia e história?
Não, só essas mesmo.
Sua vida é muito corrida com a profissão que você tem?
Sim, minha vida é corrida demais.
Se você fosse professora, que outra profissão desejaria ter?
Eu seria motorista, adoro dirigir.
Você dá aula em quantas salas no Educandário Jardim Piedade?
Em todas.

Escola coordenada por quem? Entrevista com Patricia Santos; por Adrielly Dornelas, 7º ano B - E.J.P.

Coordenadora pedagógica, ela é responsável por coordenar uma escola, uma escola não pode ficar sem o coordenador.

Uma coordenadora sem nenhuma especialização a principio trabalha a 15 anos na mesma instituição e não querer parar, afirma que gosta de conviver com os alunos todos os dias.

Como você se tornou coordenadora pedagógica?
Não fiz nenhuma especialização, a diretora estava precisando de uma pessoa, e assim, o meu perfil como professor, organizado, como ela estava precisando, de imediato. Ela foi e me colocou. Depois eu comecei a fazer cursos, participar de palestras para saber como é que um coordenador deveria trabalhar.
Qual a sua formação?
Eu sou psicopedagoga e tenho licenciatura plena em estudos sociais, mais com habilidade para história.
O que levou você a escolher a profissão que você exerce?
Primeiramente foi a minha mãe que queria que eu fosse professora e depois eu tava fazendo magistério eu me identifiquei com a profissão. Eu escolhi o meu curso de graduação dentro da área e o de pós-graduação também dentro da mesma área de educação por que eu me identifiquei, até então, eu nunca imaginei que eu teria sido uma professora.
Há quanto tempo você trabalha nesta instituição?
Há 15 anos.
Que profissão você já assumiu?
Eu fui professora de educação infantil, quando entrei, depois eu fui professora do fundamental I, que é do 1º ao 5º ano, depois fui professora de fundamental I, ensinando Arte, Ética, Filosofia, História e Geografia. E também junto com outras matérias que peguei a coordenação até hoje.
Qual é o seu papel como coordenadora?
Coordenar para que tudo fique em perfeita ordem, todo o seguimento da escola, alunos, professor, precisam de algo que eu consiga solucionar tudo para todos: material pedagógico, horários de aula, dividir as tarefas quando tem algum evento, atribuir o que os professores tem que entregar, caderneta, tudo. Precisa-se ter um tempo adequado tudo tem um limite e eu estou ali para controlar isso.
Quais são os maiores desafios ou dificuldades que você enfrenta no seu dia-a-dia de trabalho?
Não são dificuldades, são desafios, as pessoas são diferentes, os problemas são diferentes, as situações são diferentes, tudo é novo, tudo é aprendizado. A cada dia a gente aprende de um jeito não é que seja dificultoso, são obstáculos que a gente tem que ir passando. De um jeito que trata um não dá para tratar o outro, os mesmos problemas, mas as pessoas são diferentes e a gente tem que sempre observar isso, escutar, primeiramente e só depois tomar a decisão. Nunca tomar a decisão sem ter pensado e refletido mais de 3 vezes.
Que estratégias você usa para superar?
Eu observo, escuto, depois é que eu tomo a decisão de acordo com a necessidade de que se precisa.
Você se considera uma profissional?
Sim, por que eu desempenho minha profissão tanto que estou a tanto tempo em meu cargo.
O que você acha da profissão em que você exerce?
Eu acho ela, alguns momentos maravilhosa, mas assim você está bem, você está ajudando, em outros momentos ela é mais complicada e nem todo mundo pensa como você, e você tem que lidar com todos os seguimentos, são N cabeças e você é a única pessoa ali que escuta todo mundo, e tenho que pensar como, aluno, professor, diretor e também coordenadora, então tenho que pensar como todos, se você chegar com um problema não posso dizer que a outra pessoas é a certa, eu tenho que escutar, entender e conversar, e depois tentar chegar a um acordo.

Excelente, eficiente professor. Entrevista com Profº Fábio Porto, por Vinícius Martins, 7º ano B - E.J.P.




"Fábio conta sua vida no trabalho".

Fábio Porto ensina muito bem, aplica suas aulas em várias salas. Essa entrevista irá falar um pouco sobre sua vida profissional e pessoal. Suas aulas são muito boas, pois ele gosta muito de debater e escrever, também gosta de suas correções, pois revisamos o que aprendemos e aprendemos o que não vimos.

Para você o que é ser professor?
Ser professor, eu acho, é ajudar um pouco a sociedade com o meu conhecimento, ajudar na educação, por exemplo.
Porque você escolheu ser professor de ciências e não de outra matéria?
Porque eu sempre gostei da matéria ciências, então, biologia sempre foi o meu forte.
Você já pensou em mudar de profissão? Por quê?
Já, quando os alunos me desgastam, quando eu não vejo interesse de todos, daí eu penso em mudar, mas não sair do ramo da educação.
Você ficou satisfeito por ter escolhido essa profissão?
Às vezes sim, e às vezes não, depende muito do rendimento.
Você acha que os alunos voltam mais alterados nas aulas depois do intervalo? Por quê?
Sim, com relação ao sistema nervoso, adrenalina, os alunos começam a liberar muitas substâncias (adrenérgicas) e não conseguem diminuir essas substâncias.
Já teve problema de Bullying na sala de aula?
Comigo ainda não, eu não tive um problema de bullying. Assim na aula de ciências, mas eu já percebi que na escola em geral já aconteceu e nós tentamos e conseguimos conter esse problema.
Há quanto tempo você trabalha no Educandário Jardim Piedade?
Em 2007, eu me formei, desde 2008. Então faz uns 4 a 5 anos.
Quais são os pontos negativos e positivos desse trabalho?
Os pontos positivos: quando eu vejo um aluno meu formado, encontro na rua aquele aluno que eu ajudei que eu incentivei bastante, e ele está estudando, trabalhando muito bem. Os pontos negativos: é quando eu encontro aquele aluno que nunca fez nada, e tentamos ajudar e ele, não faz nada, você pergunta a ele: faz o que? E ele responde: Nada da vida.
Alguma vez você levou para casa assuntos de conflitos na sala de aula?
Já levei, mas não posso dizer qual foi, comentários só com familiares infelizmente não posso dizer.
Como você vê a matéria Ciências futuramente?
Uma matéria ampla, em que a ciência sempre muda, sempre está se adequando se ele não estiver se reestruturando, ele vai está atrasado. Exemplo de mudança que ocorre com os planetas na minha época de estudo, Plutão era um planeta e hoje foi rebaixado.

Uma Grande Professora. por Cassiane Stefane, 7º ano B - E.J.P.

“A falta de profissionalismo que 
às vezes interfere em trabalhos alheios.”

Ela ensina há 6 anos, o nome dela é Flávia, ela ensina Português e Redação, se ela não ensinasse essas matérias, ela gostaria de ensinar História, ela acha uma matéria muito atrativa.



Porque você escolheu a profissão de professor?
Por admirar muito a Língua Portuguesa e querer transmitir às pessoas um pouco dessa disciplina.
Há quanto tempo você ensina?
Ensino há 6 anos.
Você tem uma relação amigável com os outros professores?
Sim, procuro sempre ser gentil e solidária.
Como você se interessou por suas matérias?
Sempre admirei a Língua Portuguesa.
Se você não fosse professora, qual a profissão você queria ter?
Acho que jornalista ou publicitária.
Você gostaria de ensinar outras matérias?
Não gostaria de ensinar outras disciplinas por não me identificar. Mas acho História uma matéria muito atrativa.
Qual situação mais difícil que você já resolveu?
A situação mais difícil que sempre acontece é quando você se empenha em ensinar e o estudante está totalmente desinteressado. Com isso, fica difícil resolver a situação.
O que mais lhe irrita no ambiente de trabalho?
A falta de profissionalismo que, às vezes, interfere em trabalhos alheios.
Qual foi a coisa mais divertida que você fez em sala de aula?
Não lembro algo muito divertido, mas sempre acontecem situações que divertem muito.
O estresse provocado pelos alunos que não se interessam por nada te faz pensar em mudar de profissão?
Não faz pensar em mudar de profissão, faz repensar em diferentes maneiras de trazê-lo de volta à realidade dos estudos.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

A Identidade? Por Claudio Santos; 9º ano - Educ. Jardim Piedade

Muitos jovens são mascarados, pelo motivo de tentarem se esconder da sociedade,seja por causa da sua sexualidade ou da sua opção cultural e social, isso ocorre pelo motivo da sociedade em pleno século XXI ,encontra-se ainda em fase de discriminação seja ela qual for.

  Expondo a ideia que muitos adolescentes e pré-adolescentes encontram-se barrados por uma enorme parede de pedras, que nada mais é a transição, o desenvolvimento e descobrimento do seu corpo, o sexo oposto, a atração.
   Tudo nos traz a uma pergunta, qual é a identidade dos jovens?Muitos pais e professores não sabem responder ao certo por causa do brutal isolamento do aluno na relação: PAI-ALUNO-EDUCADOR.
    Jovens devem em base dessa falta de "identidade”, parar com suas futilidades em uma busca desesperada de ajuda e sem parar...erguer os olhos e pedir ajuda a quem mais lhe está próximo,os professores e os pais.

Peça Teatral; Samara Felix, Stephanny Cristina, Marianne Nayala e Nayara Tarssila. 8º ano B - Educ. Jardim Piedade


Transformação de capítulo de livro em peça teatral. 
Orientação: Profª Evelyn Leite 


Harry Potter e a ordem da fênix, 5° livro da saga.
Personagens da peça: Harry Potter, Voldemort, Alvo Dumbledore e Cornélio Fudge.

Ato - 28
Cena 1

Voldemort - Tão fraco!
                              [ Dumbledore aparece de surpresa. ] 

Dumbledore - Que tolice vir aqui está noite Tom. Os aurores estão à caminho.

Voldemort - Então, eu já terei partido, e você estará morto.
                                                [ Dumbledore e Voldemort começam a duela. ]

[ Depois de muitas tentativas de Voldemort para matar Harry e Dumbledore ele finalmente consegue entrar dentro de Harry. ] 

Voldemort fala dentro de Harry - Você perdeu meu velho.
                                                  [ Dumbledore se ajoelha ao lado de Harry que começa a se bater no chão. ]

Dumbledore - Harry!
                                                [ A infância de Harry começa a s passar por sua mente. ]

Voldemort fala dentro de Harry - Tão fraco, tão vulnerável! 

Dumbledore - Harry, não são as semelhanças entre vocês são as diferenças, Harry! 

Harry Potter - Você é o fraco e nunca terá amor ou amizade. Eu tenho pena de você.
                                                         [ Harry fala isso se dirigindo a Voldemort. ]
                                                         [ Voldemort sai de dentro de Harry. ]

Voldemort - Você é um tolo Harry Potter, e vai perder tudo.
                                                        [ Cornélio Fudge entra em cena ]

Cornélio - Ele voltou!