Editorial Por Evelyn Leite

Caros internautas, alunos e professores, encontra-se na rede o início de um projeto que tem por finalidade expor e valorizar meus alunos. Não de uma maneira qualquer, mas da forma mais brilhante possível. O Galera em Foco será o portador das ideias, dos pensamentos, das artes, da sua criatividade, do que os meus alunos aprenderam na sala de aula. Chega de escrever somente para o caderno da escola, vamos escrever para todos lerem; a voz dos meus escritores estará expressa e publicada neste veículo e será escutada pelos olhos atentos de todos.

O Blog Galera em Foco é uma iniciativa de valorização da criatividade do aluno em sala de aula, fonte de incentivo para produção de textos. É uma forma de função para as aulas de produção textual (redação). Você, aluno, a partir de agora, poderá colocar em exposição o que aprendeu e/ou produziu nas aulas de Português ao que diz respeito às redações. Pois o Blog hoje é um veículo de comunicação de grande influência no mundo.
As produções que alimentarão as páginas do Galera em Foco daqui pra frente serão produzidas na sala de aula, pelos meus alunos, a partir de propostas lançadas por mim e propostas voluntárias dos próprios alunos. As produções aqui postadas, passarão por seleção, ajustes, sorteio e publicação. Todas as publicações serão autorizadas pelos alunos previamente.

Um grande Abraço, Evelyn Leite

Organizador

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Texto expositivo de David Fernando


Sem Título; por David Fernando


Após o término do casamento, entramos no carro e fomos para casa, olhava ela com aquele lindo sorriso no rosto, o mesmo que soltou na primeira vez em que nos encontramos, eu tinha a sensação de que tudo já estava completo em minha vida. Chegamos em casa, lembro que ela havia me dito que o vestido estava apertado e estava incomodando-a, ela correu até o banheiro e bateu a porta, sentei na cama e tirei os sapatos apertados, escutei algumas risadas vindas do banheiro. Deitei. Um tempo depois, ela abre a porta, a fito com os olhos, sorrio. Ela corre em direção a mim e pula em meus braços. Foi uma das melhores sensações da minha vida. Ela me olha, acaricia meu rosto, sorrindo e diz:
- Amor, as nossas passagens já chegaram!
- Vamos fazer nossas malas, então! Temos que chegar lá cedo, de que horas é o nosso voo?
- É ás 04h00min.
Eram 23h00min, tínhamos pouco tempo para arrumar a mala. Empurrei ela da cama e corri para o guarda-roupa, peguei algumas roupas, ela pegou as dela, fizemos nossas malas. Fomos tomar banho. Enxuguei-me. Saí. Ela correu. Falei com um tom irônico:
- Cuidado pra não passar 5 horas no banheiro, amor, lembra que o voo é de quatro horas.
- Cala a boca, idiota!
Arrumamos-nos. Fomos até o aeroporto. Pegamos o primeiro voo. Chegamos em Paris, torre Eiffel, cidade maravilhosa. Fomos até o hotel, nos hospedamos. Estávamos cansados da viagem, tomamos outro banho e fomos dormir. Acordamos com um belo amanhecer, em vista da torre Eiffel. Ela acordou com um sorriso bobo no rosto e me perguntou:
- Estamos mesmo em Paris?
- Estamos Lu! Lembro de ter colocado esse apelido nela quando éramos jovens.
Ela sorriu novamente. Abracei-a. Beijei a sua pequena testa. Levantamos da cama e a comida já estava na porta. Sorrimos.
- Nós com certeza não iremos nos acostumar com isso, amor.
- É mesmo, com certeza. Sorri. Peguei os pratos. Levei até a cama. Tomei o café com ela.
- Assim que acabarmos quero ver a torre, Fê. Com um cara de mimada.
- Era pra isso ser uma surpresa. Sorri devagar.
Levantamos-nos da cama. Escovamos os dentes. Tomamos banho. E fomos passear por Paris. Batemos várias fotos na torre. Compramos sorvete. Foi a nossa lua de mel. A primeira. Cinco dias em Paris. Lembro de cada momento, cada detalhe, cada sorriso, cada beijo. Umas das melhores coisas que um ser humano pode e deve receber, amor. A pessoa amada te fazendo rir é uma das melhores sensações do mundo. Não desista disso, do amor, nunca.

Isso é o que me faz continuar

Recentemente passei uma atividades ao meus alunos do 7º ano B, onde eles teriam que escrever um relato de uma experiência de vida, algo relativo ao que ele viveram recentemente. Quando fui fazer as correções me deparei com o seguinte texto.


Meu primeiro dia de aula com Evelyn

                Eu era do 7° ano A, e minha professora não era Evelyn e sim Flávia. Flávia ensinava bem, mas Evelyn explica melhor. Eu conheci Evelyn na parada de ônibus, ela era professora da minha irmã, e por sorte pegava o mesmo ônibus que eu e minha irmã Shellen. Quando chegou  segunda-feira, eu fiquei com muita vergonha, mas como já conhecia Evelyn, fiquei mais calma, ela passou atividade, mas eu e Mayara já tinha feito.
                Eu adoro quando ela coloca o curtir, porque eu curto mesmo fazer as atividades dela. Evelyn é uma pessoa legal, alegre, sempre humorada, bonita, determinada a mudar minha turma.
                Como o meu primeiro dia de aula, Evelyn gosta muito de ser professora, sabe do que o aluno precisa, do que gosta, sabe o que fazer com cada aluno. Por isso que eu escolhi esse título, vai ficar marcado em mim pra sempre. Eu nunca vou esquecer que essa professora e de todos  a melhor professora do mundo.

Autor: Suellen Cabral 

Pode ser para muitos um texto comum, ou bajulação de aluno, mas para mim é muito mais. É o gás que eu precisava para seguir em frente.