Editorial Por Evelyn Leite

Caros internautas, alunos e professores, encontra-se na rede o início de um projeto que tem por finalidade expor e valorizar meus alunos. Não de uma maneira qualquer, mas da forma mais brilhante possível. O Galera em Foco será o portador das ideias, dos pensamentos, das artes, da sua criatividade, do que os meus alunos aprenderam na sala de aula. Chega de escrever somente para o caderno da escola, vamos escrever para todos lerem; a voz dos meus escritores estará expressa e publicada neste veículo e será escutada pelos olhos atentos de todos.

O Blog Galera em Foco é uma iniciativa de valorização da criatividade do aluno em sala de aula, fonte de incentivo para produção de textos. É uma forma de função para as aulas de produção textual (redação). Você, aluno, a partir de agora, poderá colocar em exposição o que aprendeu e/ou produziu nas aulas de Português ao que diz respeito às redações. Pois o Blog hoje é um veículo de comunicação de grande influência no mundo.
As produções que alimentarão as páginas do Galera em Foco daqui pra frente serão produzidas na sala de aula, pelos meus alunos, a partir de propostas lançadas por mim e propostas voluntárias dos próprios alunos. As produções aqui postadas, passarão por seleção, ajustes, sorteio e publicação. Todas as publicações serão autorizadas pelos alunos previamente.

Um grande Abraço, Evelyn Leite

Organizador

domingo, 3 de junho de 2012

Reescrita de mito: A medusa, por Cassiane Stefane, 7º ano B - Educ. Jardim Piedade



           A medusa é uma figura do mundo mitológico da Grécia Antiga. Representada por uma mulher com enormes serpentes na cabeça, possuía também presas de bronze e asas de ouro. As lendas e mitos gregos contavam que ela tinha o poder de transformar em estatua de pedra as pessoas que olhassem diretamente em seus olhos.
            Era uma das três irmãs górgonas, porem, ao contrário das outras duas (Euriale e Esteno), medusa era mortal. Era filha de Ceto e Fórcis (Divindades marinhas). Assim como suas outras duas irmãs, foi transformada em monstro pela deusa Atena. Todos tinham muito medo da medusa. Ela habitava o extremo ocidente da Grécia, em companhia de suas irmãs.
            Na mitologia grega, medusa foi morta pelo herói Perseu. Usando seu escudo de bronze bem polido, olhou para ela através do reflexo para não ser transformado em pedra, após decapita-lá, entregou a cabeça à deusa Atena, que a fixou ao seu escudo.


Reescrita: O Girassol; por Evellyn Nayrana 7º ano B - Educ. Jardim Piedade


Clície era uma ninfa, a qual era apaixonada por Apolo, o deus do sol, mais o mesmo não correspondia o tal amor. Então por causa disso ela, ficou sentada no chão frio sem comer e sem beber nada, apenas olhando para o sol, também sem mexer nenhuma parte do corpo. Sua cabeça girava conforme o sol nascia até o seu crepúsculo. De repente seus pés firmaram no chão. Então a ninfa Clície virou uma flor, a qual era bem amarelinha e ficava girando e quando olharam deram o nome de girassol.


As crianças do bairro ; por Alexsandro Silva, 6º ano C - Educ. Jardim Piedade



As crianças do bairro
            Um dia todas as crianças do bairro se reuniram para ir para praia. À tarde eles alugaram um ônibus, todos fizeram uma cotinha, mas naquele dia um grupo de meninos ruins, começaram a jogar pedra no ônibus e a brigar com as crianças, então tiveram que programar o passeio de praia para outra semana. No dia seguinte um menino chamado Bruno, se mudou para o bairro das crianças, então todos ficaram amigos de Bruno. As crianças chamaram Bruno para ir à praia, e Bruno aceitou o convite. As crianças alugaram outro ônibus, e Bruno falou: “Chegou a hora de ir, crianças, vamos logo!”. Então no certo momento que todas as crianças entravam no ônibus, os meninos ruins passaram por perto do ônibus em direção de Bruno, o menino ficou calado, sem saber o que fazer. Os meninos começaram a bater em Bruno, as crianças que estavam no ônibus saíram para tentar tirar ele da confusão, mas as crianças acabaram apanhando também. Depois de muito tempo, os meninos ruins foram embora, as crianças e Bruno estavam muito machucados, tiveram que acabar com o passeio. No dia seguinte, as crianças chamaram Bruno para ir ao parque, mas desta vez os meninos ruins chegaram perto das crianças para conversar por que eles bateram nas crianças. Então as crianças desculparam os meninos e chamaram para ir ao parque juntos com eles. E no final da tarde todas as crianças seguiram seu caminho de casa. 

Reescrita de mito: Hefesto; por Adrielly Dornelas, 7º ano B - Educ. Jardim Piedade



Era conhecido como deus grego do fogo e também protetor das atividades relacionadas ao metal, filho de Zeus e de Hera. Comenta-se que o deus do fogo teria nascido muito feio e com aparência de anão, pois tinha problemas na perna. E, por esse motivo a sua mãe, era muito envergonhada, teria jogado ao mar. Mas com muita generosidade foi recolhido pela deusa Jétis.
Hefesto, ao ser cuidado por Jétis, durante nove anos, cresceu e aprendeu a vê trabalhar com o metal, e a fazer jóias também. Um dia sua mãe Hera, viu uma de suas jóias, gostando muito quis saber quem as fazia, foi quando soube que era seu filho rejeitado, e o quis então de volta ao Olimpo, porem, Hefesto recusou o convite de sua mãe. Mas Hera, não desistiu da volta de seu filho, e pediu a Dionísio que o convencesse a voltar. Dionísio só conseguiu isso, após embriagá-lo com vinho e com uma mula ajudando a carregá-lo de volta ao Olimpo.
Hefesto se vingou de sua mãe, construiu um lindo trono de ouro e mandou entregá-lo a sua mãe, Hera muito contente, sentou-se no trono, e ninguém conseguia tirá-la. Até que Hefesto soltou sua mãe e disse que voltaria ao Olimpo apenas se sua mãe lhe desse a mão da mulher mais bela.
No Olimpo, Hefesto continuou suas criativas obras e mesmo com as críticas e risadas irônicas por causa de suas pernas, conseguiu a atenção de todos os deuses pelo feto de sua grande sabedoria e criatividade. Foi então, que Hera para reparar seus danos, lhe deu a mão de Afrodite.
Afrodite sempre manteve um caso com o deus Ares, mas Hefesto tomou conhecimento da traição e preparou uma armadilha para os dois. Hefesto saiu de casa e Afrodite se encontrou com Ares em sua residência, na cama que Hefesto tinha colocado uma rede com fios transparentes, foi então que os dois deitaram e ficaram amarrados na frente de tos os deuses, passando humihação. Logo depois da separação, casou com Cares, que era a deus da graça e da primavera, foi quando Hefesto teve paz, ele também não teve nenhum filho


Crônica: Briga no jogo de futebol; por orge Leonardo; 6º ano C - Educ. Jardim Piedade


Um dia eu e meus colegas nos reunimos para jogar bola, quando estávamos jogando tudo bem no campo, chegaram uns meninos querendo acabar o jogo e brigar conosco. A gente pensou e disse que no lugar de brigarmos, podemos formar times adversários e quem perder sai do campo. Começamos a jogar, eles fizeram gol, e depois a gente fez mais dois, e continuou o jogo. No fim das contas, nós ganhamos, e eles ficaram com raiva, mas não teve briga. Ficou tudo na paz, sem violência.



Tempo; por Marcelly Souza. Aluna CM cursos


Já faz alguns meses que não falo com você, mas infelizmente quanto mais tento te esquecer, mas eu lembro... Tudo me faz lembrar você, ate o que não tem sentindo algum. Se você soubesse o quanto EU – TE – AMO, não deixaria no meio do nada esperando que um dia volte para mim, minha vida não faz mais sentido sem você; noites sem sentido e madrugadas frias; nelas eu espero receber uma mensagem ou ligação tua, mas quanto mais te espero te perco cada vez mais?