Editorial Por Evelyn Leite

Caros internautas, alunos e professores, encontra-se na rede o início de um projeto que tem por finalidade expor e valorizar meus alunos. Não de uma maneira qualquer, mas da forma mais brilhante possível. O Galera em Foco será o portador das ideias, dos pensamentos, das artes, da sua criatividade, do que os meus alunos aprenderam na sala de aula. Chega de escrever somente para o caderno da escola, vamos escrever para todos lerem; a voz dos meus escritores estará expressa e publicada neste veículo e será escutada pelos olhos atentos de todos.

O Blog Galera em Foco é uma iniciativa de valorização da criatividade do aluno em sala de aula, fonte de incentivo para produção de textos. É uma forma de função para as aulas de produção textual (redação). Você, aluno, a partir de agora, poderá colocar em exposição o que aprendeu e/ou produziu nas aulas de Português ao que diz respeito às redações. Pois o Blog hoje é um veículo de comunicação de grande influência no mundo.
As produções que alimentarão as páginas do Galera em Foco daqui pra frente serão produzidas na sala de aula, pelos meus alunos, a partir de propostas lançadas por mim e propostas voluntárias dos próprios alunos. As produções aqui postadas, passarão por seleção, ajustes, sorteio e publicação. Todas as publicações serão autorizadas pelos alunos previamente.

Um grande Abraço, Evelyn Leite

Organizador

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Apresentação do Galera em Foco na Editora Moderna


Hoje fui a uma formação de Professores proporcionada pela Editora Moderna, ministrada pelo Professor Genésio Gomes, que falava da importância de nós professores estarmos atualizados com as redes sociais e como essas podem ser ferramentas fortíssimas para o alcance do sucesso das nossas aulas dentro da "Geração Y" (geração dos nascidos a partir de 1987). Em meio a essa temática, tive a Oportunidade de apresentar ao público docente presente no auditório da Editora a Culminância do meu Projeto de incentivo à leitura e produção textual do qual vivenciei ano passo com as minhas turmas de Ensino Fundamental e Médio. O resultado desse trabalho, o Blog Galera em foco http://galeraemfoco.blogspot.com/(linkado abaixo), foi utilizado como exemplo na formação e bastante aplaudido.

Acredito, agora, que pequenas ações, dentro da sala de aula, podem mesmo fazer a diferença.

sábado, 14 de janeiro de 2012

Pense... Por Kamila Ferreira


(produção independente de retirada do blog de Kamila Ferreira - ex-aluna)

          Você já parou pra pensar a diferença entre sentimento e vontade? Se não, acho que devia. Hoje eu pensei muito nessas duas palavras com significados totalmente diferentes, mas que podem ser totalmente iguais às  vezes. Sentir algo por alguém é querer aquela pessoa, desejar de alguma maneira delicada os carinhos dela, agora ter vontade de estar com alguém por mais parecido que seja é muito diferente. Quando você gosta de alguém, você pensa naquela pessoa e seus olhos brilham, você pensa em todos os momentos juntos da melhor maneira possível, agora, quando você sente vontade de estar com aquela pessoa, tem desejos pelos seus carinhos, sente arrepios, as vezes até um certo calor, isso é mais coisa de corpo e não de sentimento. É por isso que muitas das vezes nos magoamos, nós mesmos confundimos sentimentos, vontades, coisas diferentes umas das outras. Para se satisfazer com uma pessoa não é preciso amá-la no momento em que se conhecem, isso vem com o tempo, às vezes nem vem. E muitas vezes você pode perceber que o seu desejo ou sua vontade foram totalmente saciadas sem nenhum envolvimento com seu coração, sem nenhuma dor.


Fonte:
http://mundodeumagarotafemina.blogspot.com/

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Leitura Dramatizada; 2º ano do Ensino Médio (atividade coletiva - Colégio Gabrito)





Diálogo sem classe
Autores: Rafael Demésio e Flavio Augusto

Rafael: Você ficou sabendo o que aconteceu?
Flávio: Sim, é muito triste.
Rafael: Só se for pra você. Ele mereceu o fim que teve.
Flávio: Mas ele parecia ser uma pessoa tão boa...
Rafael: (Risos) Você deve está louco ou cego! Ele era o pior tipo de pessoa; aquele velho safado.
Flávio: Olhe como você fala! Ele não está aqui para se defender...
Rafael: Foda-se! Eu não quero mais saber, vamos logo pra o enterro que eu já estou ficando sem paciência.
AO CHEGAR AO VELÓRIO NOTAVA-SE UMA DESORGANIZAÇÃO, UM TUMULTO DE CERTA FORMA; UMA DISCUÇÃO SEM TAMANHO.
Flávio: Que porra é essa? Vamos respeitar o momento.
Esposa do falecido: Você não tem nada haver com isso...
Um amigo: a final de contas, o que está acontecendo?
Esposa do falecido: Eu descobri que ele me traia...
TODOS: OOOOHHHHHH! (em tom de espanto)
Esposa do falecido: Isso não é tudo... Além de ele ser mulherengo, esse velho safado curtia um...
Amante do falecido: É isso ai! E eu exijo o que é meu por direito.
Rafael: E o que é que você quer?
ENTÃO A AMANTE SOBE NO CAIXÃO. 
Amante do falecido: A metade de todos os seus bens, pois vocês não sabem como eu me sinto. (COM AR DE CHORO) Me sinto barato, um pedaço de carne sem valor que só servia para prazeres momentâneos.
Flávio: Não dá para acreditar, pois, independente de tudo, ele merece ser enterrado com dignidade.
Esposa do falecido: Vamos jogar esse velho dentro do buraco que depois a gente se resolve.
NO FINAL DAS CONTAS A AMANTE TEVE QUE MORAR JUNTO COM A FAMÍLIA PARA EVITAR MAIORES COMENTÁRIOS.


Crônica Argumentativa – A internet e a Sociedade; Por Vanessa Neves, 9º ano (Colégio Gabrito)


      Um Jovem me contou uma vez que a internet era seu maior vício e que não conseguia dividir o tempo de sua vida com os estudos e muito menos com a família. Com isso, a cada dia que passava, ele percebia que estava cada vez mais distante das pessoas. Daí, o jovem resolveu tentar esquecer um pouco o mundo “internáutico”. Com muito esforço, e ajuda de seus familiares e amigos, ele conseguiu o que muitos pais gostariam que seus filhos conseguissem.
        Se pararmos para pensar, a internet e seus recursos hoje estão espalhados pelo mundo, é um dos meios de comunicação mais utilizados por jovens para acessar diversas coisas imagináveis, como pesquisas e fins acadêmicos, e inimagináveis também, como sites pornográficos e de escândalos. Existem muitas críticas sobre a internet dentro da sociedade ( internet como parte integrante do meio), muitas pessoas falam que a internet não presta, visto que a mesma aliena o jovem a ela, outros já dizem que o mundo online veio para facilitar a vida de todos em reduzir o tempo das coisas, como a rapidez de um e-mail, por exemplo.


        Mesmo a própria sociedade tendo opiniões divergentes sobre esse assunto, existe uma legião de pessoas que se limitam, policiando o uso da internet, tornando-a, contudo, um termo acessório nas suas vidas, e não essencial. 

Resenha do filme Piratas do Caribe: navegando em águas misteriosas; Por Taywane Moraes, 9º ano (Colégio Gabrito)


Uma emocionante e esperada aventura

O Capitão Jack Sparrow (Johnny Depp) retorna mais uma vez em uma superaventura em que cruza com o seu antigo amor do passado, a filha do Barba Negra. Eles estão atrás da fonte da Juventude.  O filme conta com alguns efeitos especiais, o que faz com que ele seja mais emocionante.    
O roteiro compreende três linhas de trama. A primeira é que os espanhóis não querem que ninguém descubra a fonte, pois acreditavam que só Deus pode dar vida eterna. A segunda linha é o envolvimento dos ingleses na busca pela fonte e prol da vida eterna. A terceira e última é a obstinação do Barba Negra pela fonte para ganhar vida eterna, pois ele acreditava na profecia onde estaria escrito que Capitão Barbosa iria mata-lo e por isso precisava beber da água da fonte para que fosse imortal no momento em que tal profecia se cumprisse.
Assim como os outros três filmes anteriores que se baseia em mitos e lendas marítimas, o Piratas do Caribe 4 presenta três lendas bastantes conhecidas que são: a existência de sereia, a fonte a juventude e o “famoso” Barba Negra. A presença destas lendas desprendeu o filme de uma possível sequência de fatos (ao que se imaginava dos outros três), este filme não é uma continuação dos anteriores, assim como Harry Potter.

Desafiando Você! Pela Profª Juliana Carla




Desafio nº 1:  Determine o próximo número da sequência: 5,11,19,29,41,...

Desafio nº 2: De três irmãos - José, Adriano e Caio -, sabe-se que ou José é o mais velho ou Adriano é o mais moço. Sabe-se também, que ou Adriano é o mais velho ou Caio é o mais velho. Então quem é o mais velho e quem é o mais moço dos três irmãos?






Respostas :
1: O próximo número da sequência 5,11,19,29,41,... é 55.
A segunda afirmação determina que José não é o mais velho, portanto a partir da primeira afirmação concluímos que Adriano é o mais moço. Se Adriano é o mais moço, Caio é o mais velho.

Curiosidades da Matemática Pelo Profº Junior


Você conhece o número mágico?

1089 é conhecido como onúmero mágico. Veja porque:
Escolha qualquer número de três algarismos distintos: por exemplo, 875.
Agora escreva este número de trás para frente e subtraia o menor do maior:
875 - 578 = 297
Agora inverta também esse resultado e faça a soma:
297 + 792 = 1089 (o número mágico)



Data histórica: 20/02 de 2002
 
Quarta-feira, dia 20 de fevereiro de 2002 foi uma data histórica. Durante um minuto, houve uma conjunção de números que somente ocorre duas vezes por milênio.

Essa conjugação ocorreu exatamente às 20 horas e 02 minutos de 20 de fevereiro do ano 2002, ou seja, 20:02 20/02 2002.

É uma simetria que na matemática é chamada de capicua (algarismos que dão o mesmo número quando lidos da esquerda para a direita, ou vice-versa). A raridade deve-se ao fato de que os três conjuntos de quatro algarismos são iguais (2002) e simétricos em si (20:02, 20/02 e 2002).

A última ocasião em que isso ocorreu foi às 11h11 de 11 de novembro do ano 1111, formando a data 11h11 11/11/1111. A próxima vez será somente às 21h12 de 21 de dezembro de 2112 (21h12 21/12/2112). Provavelmente não estaremos aqui para presenciar.
Depois, nunca mais haverá outra capicua. Em 30 de março de 3003 não ocorrerá essa coincidência matemática, já que não existe a hora 30

Carta ao Leitor; Profº Kenedy de Sousa


Em uma sociedade de direitos....
Praticamente não existem deveres.

Desde o nascimento, seguimos uma sequência de deveres: mal começamos a andar, já nos é imposto o cumprimento de costumes e etiquetas familiares. Depois, vêm os compromissos religiosos, escolares, culturais, sociais, etc. Ao crescer começamos a perceber mudanças, cada vez mais nos esquecemos dos ensinamentos, dos deveres impostos, diga-se de passagem, importantíssimos, para seguir o que a sociedade contemporânea julga ser importante e, se não seguirmos esses protocolos, podemos ser excluídos do seio de uma sociedade que traça perfil, determina padrões, requisita acordos e desconhece deveres.
A sociedade contemporânea é inteiramente desprovida de conteúdo, pois segue as tendências que se sobrepõem aos deveres. A escola, a igreja e, principalmente a família, tem sido instituições omissas em reverter essa situação.
Portanto, nós seres humanos providos naturalmente de sentimentos, não podemos agir e nos convertermos em seres robotizados: sem alma, sem emoções, sem amor. Não podemos simplesmente abster de DEVERES primordiais à convivência humana, mudar o curso atual de nossas vidas, empunhar o que restou dos fragmentos dos valores familiares, princípios religiosos e vestígios culturais para que pais e filhos se respeitem, bem como, respeitem aos demais e possam, pelo menos, coexistirem como humanos num recinto chamado SOCIEDADE.