Editorial Por Evelyn Leite

Caros internautas, alunos e professores, encontra-se na rede o início de um projeto que tem por finalidade expor e valorizar meus alunos. Não de uma maneira qualquer, mas da forma mais brilhante possível. O Galera em Foco será o portador das ideias, dos pensamentos, das artes, da sua criatividade, do que os meus alunos aprenderam na sala de aula. Chega de escrever somente para o caderno da escola, vamos escrever para todos lerem; a voz dos meus escritores estará expressa e publicada neste veículo e será escutada pelos olhos atentos de todos.

O Blog Galera em Foco é uma iniciativa de valorização da criatividade do aluno em sala de aula, fonte de incentivo para produção de textos. É uma forma de função para as aulas de produção textual (redação). Você, aluno, a partir de agora, poderá colocar em exposição o que aprendeu e/ou produziu nas aulas de Português ao que diz respeito às redações. Pois o Blog hoje é um veículo de comunicação de grande influência no mundo.
As produções que alimentarão as páginas do Galera em Foco daqui pra frente serão produzidas na sala de aula, pelos meus alunos, a partir de propostas lançadas por mim e propostas voluntárias dos próprios alunos. As produções aqui postadas, passarão por seleção, ajustes, sorteio e publicação. Todas as publicações serão autorizadas pelos alunos previamente.

Um grande Abraço, Evelyn Leite

Organizador

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Momentos da minha vida; por Rute Ávila 6º ano B (Colégio Gabrito)


Minha vida tem momentos de alegrias,
Minha vida tem momentos de fantasias,
Minha vida tem momentos de tristezas,
Minha vida tem momentos de frieza...
            E assim com tudo isso
            Formo minha vida

Minha vida tem momentos de cânticos,
Minha vida tem momentos de encantos,
Minha vida tem momentos de amizades,
Minha vida tem momentos de falsidades...
            E assim com tudo isso
            Formo minha imaginação.

Minha vida tem momentos de felicidades,
Minha vida tem momentos de caridade,
Minha vida tem momentos de dor,
Minha vida tem momentos de amor...
            E assim com tudo isso
            Formo a minha história. 

Poema amoroso; Por Ruan Matheus, 6º C



Este poema é para a dona do meu coração: Talita

Te amo do fundo do meu coração
Te amo mais que um irmão
Você roubou meu coração

Te vi num longo quarteirão
No dia em que roubastes meu coração
Senti uma estranha sensação

Quando segurei a sua mão
Senti um abalo no coração
Por você, crio até uma confusão.

Te amo tanto, mais do que imagino
Meu raio de sol, meu bem mais valioso
Você é a princesa do meu coração 

Um amor; Por Vitória Dayane; 6º ano C (Colégio Gabrito)



Um amor despercebido
Um olhar sem sentido
Toda vez que eu penso em você
Meu coração fica batido.

Um da sem você
É um dia sem sentido
Quando fico com você
Meu dia fica perdido

O amor da minha vida
O amor do meu viver
Só pode ser você.

Porque quando estou com você
Meu dia parece está perdido
Num caminho sem fim. 

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

O desejo de ser; Poema de Anny Onimaru, 6º C



Quero desejar tudo
Mas meu amor é tudo
E então vivo no doce desejo
De tudo, então olho e vejo
Seu doce desejo a me acariciar

Então penso e não vejo
E em pouco me enlouqueço
Em quase tudo desejo
Bem pouco vejo

Então penso e vejo
O seu doce desejo
A me tranquilizar
E então posso me realizar.

Canção do vento, por Júlio Cesar; 6º C


(Reescrita do poema Canção do vento e da minha vida, de Manuel Bandeira)

O vento varria as águas
O vento varria os ferros
O vento varria a poeira
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia de
De água, de ferros e poeira.

O vento varria as estações do ano
O vento varria as árvores
O vento varria as estrelas
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De estações, de árvores e estrelas.

O vento varria o sol
O vento varria a lua
O vento varria tudo
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De sol, lua e tudo

O macaco, o violino e seu amigo; Por Caio Vinícius, 6º C


 (Reescrita do poema Bilhete ao senhor grilo, de Sergio Caparelli)

Senhor macaco, por favor  
Pare de tocar violino
Não sei como, mas pare
Não me deixas dormir

Se quiser, senhor macaco
Vá cantar para sua mãe

Eu sei que você chora todos os dias
Quando eu saio para brincar
E quando eu chego você está desconsolado
Senhor macaco, vá tocar seu violino em outro lugar...

Bilhete a Senhora Magali; Por Carolayne, 6º D


(Reescrita do poema Bilhete ao senhor grilo, de Sergio Caparelli)  

Senhora Magali, por favor
Interrompa o seu vício de comer massas
Antes de dormir
Não sei como e nem porque, não me deixa dormir
Com esse “crok crok” toda noite.

Se quiser, senhora Magali, vá comer na cozinha.

Eu sei que você chora
Quando acaba com as suas massas todinha
Quando eu saio para fazer compras
Você olha para mim com um sorriso
Do olho esquerdo ao olho direito
Me esperando com ansiedade
Pra comer as massas

Se puder, senhora Magali, vá comer em outro lugar. 

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Carta aberta ao Prefeito da Cidade do Cabo de Santo Agostinho; por Aline Oliveira, 9º ano


É importante haver espaço para os pedestres nas ruas 


A Cidade do Cabo de Santo Agostinho está precisando de organização nas ruas. Pois os pedestres mal conseguem andar nas calçadas pelo fato delas serem ocupadas por comerciantes que prejudicam o tráfego de pedestres, nos obrigando a andar pelas ruas, que é um grande risco, pois a qualquer momento podemos ser atropelados.
Além disso, a cidade precisa de lugares adequados para carros (estacionamento), pois está quase impossível estacionar um carro em qualquer dia da semana e em qualquer lugar da cidade. A falta desses espaços, faz com que os motoristas estacionem nas tais calçadas que deveriam ser destinadas aos pedestres, atrapalhando a passagem dos mesmos.
Para que problemas iguais a esses venham acabar, é necessário que seja criado um espaço para que reunisse todos os comerciantes num só lugar, como uma espécie de praça de alimentação, agregado a um amplo estacionamento, para que as calçadas fossem finalmente liberadas aos pedestres.

terça-feira, 15 de novembro de 2011

Carta aberta ao Prefeito do Cabo de Santo Agostinho, Lula Cabral; por Haryssa Guimarães (estudante do 9º ano Ensino Fundamental)



O transporte Público é essencial para todos os cidadãos


O transporte público está um verdadeiro caos. Muitas pessoas estão se prejudicando com isso, mas, os principais atingidos são os estudantes e trabalhadores.
            Em primeiro lugar, não há paradas adequadas para os passageiros. Os mesmos ficam expostos ao sol intenso nos dias de verão e às chuvas nos dias de inverno. Em segundo lugar, os ônibus demoram muito para passar nas paradas. As tabelas com os horários, que estão disponíveis à população, não são respeitados pelos motoristas. Então, os passageiros ficam durante vários minutos, esperando o transporte, e acabam chegando atrasados em seus compromissos.
            Todos os dias, muitos alunos que moram no bairro da COHAB e estudam no Centro desta cidade, por exemplo, precisam embarcar nos transportes públicos pelo menos uma hora antes de começar a aula. Pois, se deixarem para ir mais tarde, acabam se atrasando, ressaltando também, o excesso de lotação nos horários de “pico” – mas isso é uma nova discursão.
Em suma, a Vossa Senhoria; Prefeito Lula Cabral, precisa atentar-se para os transportes coletivos, para que os cidadãos da Cidade do Cabo de Santo Agostinho fiquem mais confortáveis, despreocupados e satisfeitos.  


Carta aberta ao Governo do Estado de Pernambuco, por Erivelton Antônio (estudante do 9º ano do Ensino Fundamental)


É importante priorizar a educação

            A educação brasileira é uma das piores, isto quer dizer menos desenvolvimento. Trazendo isso para Pernambuco que está se desenvolvendo, significa dizer que teremos que trazer mão-de-obra de outros Estados não aproveitando o que temos. Priorizando a educação, conseguiremos mão-de-obra qualificada dentro no nosso próprio Estado, assim, movimentando a economia interna, consequentemente, deixaremos Pernambuco mais rico e desenvolvido. Existe anda no Estado de Pernambuco pessoas que não completaram nem o Ensino Fundamental (1º ao 9º ano), precisamos, então, oportunizar trabalhos para essas pessoas e qualifica-las para isso. Melhorando a Qualidade do Ensino Público.  



quinta-feira, 3 de novembro de 2011